segunda-feira, 23 de julho de 2012


PALAVRAS TEMPERADAS COM SAL

                        Infelizmente há um desejo muito intenso no coração do homem, seja ele crente ou não, de responder a ofensa na mesma medida. Quando nossos interlocutores falam o que querem, a tendência humana é de se responder na mesma medida ou, muitas vezes, numa medida até maior.

                        Mas isso não deve acontecer com o povo de Deus! O povo de Deus não deve falar o que lhe vem na “telha” e, tampouco, o povo de Deus não deve responder igual ou numa medida maior.

                        O homem maduro espiritualmente jamais se tornará refém daquilo que lhe é dito, ou daquilo que ele ouve. Seus sentimentos, reações e emoções não podem jamais ser em função do que os outros lhe fazem. O homem maduro espiritualmente sempre agirá de uma maneira amadurecida a despeito das circunstâncias, afinal ele é dono de suas reações, ele é maduro.

                        Há na palavra de Deus dois versículos que chamam minha atenção e tem me ajudado muito ao longo da minha caminhada com o Senhor, vejam que pérolas:

                  Provérbios 29:20 - Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.
                           Colossenses 4:6 - A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
                       
                        Dentre outras coisas, prezados, somos exortados a não precipitarmos em nossas palavras e, sobretudo, somos exortados a dizê-las de forma sempre agradável - temperada com sal. O motivo dessas exortações? O próprio Senhor Jesus nos responde: Prestaremos contas! E para alguns as consequências os alcança mais rápido do que se imagina, vejam:

“Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” Mat. 12. 36 e 37
                       
                        Meus queridos irmãos, quando estiverem tentados a responderem algo na mesma medida, lembrem-se: Deixa Deus agir! Ele sempre saberá fazê-lo da melhor maneira.

Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal
e evite que os seus lábios falem dolosamente.1Pe. 3:10
                       
                        Que Deus nos ajude e nos abençoe. Amém!
Pr. Élio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário